Favolas
  • Favolas
  • 2012
  • fotografia de Marta Fernandes da Silva
  • Os Favolas são criaturas absolutamente únicas e originais, impossíveis de duplicar, reproduzir e imitar. Habitam a Favolândia, um bairro bem no coração de Portugal, este bairro tem um rio que o divide em dois a "Favolândia de Cima" e a "Favolândia de Um Bocadinho Mais a Baixo". Alguns Favolas são fãs de desporto e artes, uns mais novos outros mais velhos, uns adoram determinados alimentos, outros são absolutamente devotos do Verão e do Carnaval. Há Favolas tão diferentes como os próprios Terrestres!

    Cada peça tem uma personalidade própria. De sorriso franco e cores vibrantes cada Favolas é absolutamente singular, estas marionetas são ímpares e cheias de individualidade. Cada um dos Favolas, é acompanhado de uma mini-biografia, que lhes confere mais alguns traços de carácter. Histórias essas que depois de decifradas são passadas para palavras pela actriz e criadora Micaela Ferreira, cada Favolas faz-se acompanhar do seu cartão pessoal e intransmissível com uma foto e a sua mini biografia.
    Os Favolas são mais que uma marioneta, mais que uma escultura, mais que uma pintura, são peças artísticas criadas com o intuito de serem vividas e exploradas por quem as adopta. São implicitamente  um convite aberto  á descoberta de novas formas de comunicar.
    Os Favolas são todos diferentes e nesta diferença privilegiam a diferença, a assimetria, a busca do sorriso e a estimulação á criatividade. Como são um objecto, (não necessariamente prático e utilitário do dia a dia, mas que pela sua natureza convidam á manipulação) podem ser transportados e colocados nos mais diversos contextos.
    As mentoras do projecto estimulam esta troca, esta vontade de saber dos mesmos.
    O que posso fazer com o meu Favolas? "Como é a casa nova, os amigos, a vista? Gostamos de receber fotografias, relatos, desenhos, pinturas, filmes, animações, collages, músicas, instalações, graffitis, cartoons, poemas, enfim tudo o que quiserem e os Favolas também."
    Este repto é sempre lançado a quem adquire um Favolas, através das redes sociais e outras iniciativas aliciamos e alimentamos esta troca de “informações “sobre os Favolas. Favolas é alegria, e é um verdadeiro desafio fazer a família Favolas aumentar e superar-se em formas inesperadas.